Se o seu nome é a sua marca, você precisa investir em marketing pessoal.

Essa é uma estratégia muito parecida com a que empresas utilizam para promover a sua imagem e alcançar maior credibilidade junto ao público.

Nesse caso, o seu objetivo é o mesmo, mas o que muda são as ações que levam até ele.

É necessário entender que muitos são aqueles que disputam espaço com você no mercado. Além disso, conforme a sua área de atuação, é possível que o cenário seja de saturação.

Na prática, não faltam opções ao seu potencial cliente. Ele vai à internet e, em uma simples busca, é apresentado a uma lista de soluções que prometem o mesmo que você.

O mesmo acontece quando pergunta a amigos e familiares.

A questão, então, é: por que você deve ser o escolhido? Se souber destacar as suas competências e habilidades, certamente ganhará pontos importantes com sua audiência.

Já dá para entender qual a importância do marketing pessoal, não é mesmo?

Mas esse é só o início do nosso aprendizado de hoje.

Construímos neste artigo um guia com tudo sobre marketing pessoal, do conceito a dicas para elaborar a sua estratégia.

Você também vai conferir exemplos, sugestões de livros e entender como o coaching pode ajudá-lo a se posicionar de maneira contundente junto ao seu público.

Boa leitura!

O que é Marketing Pessoal

Marketing pessoal é uma estratégia composta por ações cujo objetivo é qualificar a imagem de um profissional e seus serviços no mercado de trabalho.

Não se resume apenas a preocupar-se com a aparência, mas também com a sua postura, comportamentos e networking.

O marketing pessoal é praticado a cada vez que você consegue utilizar suas habilidades e qualificações para se diferenciar e alavancar sua carreira, deixando a sua própria marca.

O segredo é se fazer notar.

Pouca adianta você ser um ótimo profissional, com habilidades valorizadas no mercado, se ninguém vê isso.

Nesse bolo, estão os gestores da sua empresa, a concorrência e o público em geral, que são os seus potenciais clientes.

Essa é uma justificativa para fazer marketing, mas não de qualquer forma, muito menos sem planejamento.

Saber se vender não é, de maneira alguma, sinônimo de culto ao ego ou simples vaidade pessoal.

Estamos falando sobre uma maneira de destacar positivamente as suas habilidades, entregando valor às pessoas e fazendo com que elas tenham uma excelente impressão sobre você e sobre aquilo que oferece.

Alguns profissionais, é bem verdade, sabem fazer o seu marketing pessoal de maneira muito natural, como parte da personalidade.

Mesmo nesses casos, é possível lapidar esse talento e aprimorar ainda mais tais características.

Mas também não se preocupe se você é do tipo que nunca leva o crédito por aquilo que criou.

Trata-se de uma competência que pode ser desenvolvida e aprimorada.

Para isso, basta querer.

Vamos avançar?

Por que o Marketing Pessoal é importante?

O marketing pessoal pode ajudar você a se tornar mais conhecido, a conquistar o primeiro emprego, a alcançar um cargo mais alto na empresa e a atingir quaisquer objetivos específicos que tenha para a carreira.

Sua importância está justamente em garantir que as pessoas percebam as qualidades do seu trabalho e os diferenciais que você possui frente aos demais.

Comportamento, atitudes, discursos, vocabulário, valores e objetivos são apenas alguns dos componentes que ajudam a moldar a sua imagem.

Cada detalhe conta para trabalhar para que ela seja positiva, revertendo em benefícios para você.

É válido dizer ainda que o marketing pessoal é importante para profissionais de todas as áreas, nas mais variadas fases de suas carreiras.

Um assalariado, por exemplo, pode usar essa estratégia para obter uma promoção ou uma melhor remuneração.

Já um gestor depende desse esforço também para conquistar a simpatia e inspirar seus liderados.

Por outro lado, um profissional autônomo necessita do marketing pessoal, pois o seu nome é a sua empresa, a sua marca.

E é fundamental que falem bem dela, não é mesmo?

Marketing Pessoal: 13 dicas de como colocar em prática

Ao chegar aqui, você já entendeu o que é marketing pessoal e o quão importante é investir nessa estratégia.

Resta saber como.

É o que iremos explicar agora, apresentando 13 dicas fundamentais para esse processo.

Vamos conferir?

1. Tenha um objetivo

Do que adianta trabalhar o seu marketing pessoal se, antes, não estiver estabelecido um objetivo bem claro sobre o que você deseja alcançar?

Você deseja uma promoção? Está de olho em uma vaga na concorrência? Deseja mudar sua área de atuação?

Não faça como um marinheiro de primeira viagem – mesmo que seja um.

Com um norte marcado na sua bússola, fica mais fácil traçar planos no curto, médio e longo prazos.

Também pesquise junto a outras pessoas que já atingiram o que você almeja e verifique se não é necessário uma qualificação ou experiência mais específica para tal, por exemplo.

Afinal, para ter sucesso ao trabalhar a sua imagem, é necessário garantir que as suas habilidade sejam suficientes.

2. Pratique o autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é uma maneira eficiente de promover o marketing pessoal.

Quem ganha, no final, não é apenas você mesmo, mas também quem trabalha à sua volta, a empresa, seus amigos e família.

É fundamental listar quais são seus pontos fortes e fracos e identificar o que você pensa e faz em relação a cada um deles.

Isso não vale somente para aptidões técnicas, mas principalmente para aspectos comportamentais.

No que pode evoluir? Autoconfiança? Resiliência?

Reflita sobre qual seria a melhor maneira de lidar com eventuais dificuldades e como fazer para desenvolver suas capacidades mais fortes.

3. Invista em qualificação

Conhecimento nunca é demais. É como diz a sabedoria popular: a inteligência é um bem que ninguém pode nos roubar.

A estagnação o afasta dos objetivos e atrapalha o seu desenvolvimento. Como consequência, a imagem que transmite de você mesmo nunca é tão boa quanto poderia ser.

Portanto, esteja em constante desenvolvimento e aprendizado. Utilize seu tempo livre para investir em capacitação e adquirir novos saberes.

Seja por meio de formações e treinamentos, aprendendo um novo idioma ou participando de palestras, workshops e programas de motivação, permita-se evoluir.

Com um mercado cada vez mais competitivo, você precisa ter, além das qualificações comportamentais, habilidades técnicas sólidas para se destacar e atingir seus objetivos profissionais.

4. Fique atento à sua postura

Pode parecer bobagem, mas os pequenos detalhes fazem toda a diferença.

Quer um exemplo? Só de olhar nos olhos do seu colega de trabalho, você já demonstra transparência e sinceridade.

É importante manter contato visual mesmo quando o assunto em pauta é delicado – aliás, especialmente nessas situações.

Evite olhar para as mãos, para o chão ou qualquer outro ponto que chame sua atenção.

Mostra desinteresse no que a outra pessoa está dizendo.

A postura do seu corpo também transmite mensagens, às vezes subconscientes. Por isso, vale prestar atenção aos seus gestos e expressões faciais.

Desenvolva a comunicação não-verbal. Os benefícios são evidentes.

Sentar desajeitado na cadeira, por exemplo, demonstra desleixo.

Ficar de braços cruzados ou com as mãos do bolso, por sua vez, pois denotam falta de interesse em socializar e tédio.

Vale o alerta: é nos detalhes que uma estratégia de marketing pessoal conhece o sucesso ou o fracasso.

5. Cuide do seu visual

Marketing pessoal não é só aparência, mas é também visual.

Ainda que o ambiente organizacional seja mais flexível, há cuidados que precisam ser mantidos.

Nessas horas, vale o bom senso de compreender onde você está.

O ponto é: seu visual demonstra a imagem que você deseja passar para os outros.

Além disso, para trabalhar o seu marketing pessoal não é preciso, necessariamente, investir em roupas de grife, mas sim cuidar da aparência e da higiene.

Barba bem aparada para os homens e acessórios sem muitos exageros para as mulheres são uma boa dica.

Em um sociedade que valoriza tanto a aparência, goste você ou não, seu visual é o seu cartão de visitas.

6. Seja um bom ouvinte

Colegas de trabalho, clientes, chefes e estagiários: todos têm algo a ensinar.

Às vezes, os melhores conselhos e as dicas mais valiosas surgem quando se menos espera, em um bate-papo informal.

Mostre que você é um bom ouvinte e passe a ter a admiração das pessoas ao seu redor.

Eles irão se sentir mais valorizados, sabendo que a opinião deles importa para você.

7. Melhore sua comunicação

Ouvir melhor é parte da comunicação, mas não é o todo. É preciso mais para dominar a interlocução como um todo.

Por isso, tenha o máximo de cuidado ao se expressar, seja no trabalho ou no trato com clientes.

Fale de forma clara e evite gírias, ainda que esteja em uma videoconferência via redes sociais.

Se existem alguns termos específicos na sua área de atuação, busque ter o domínio deles para não acabar fazendo feio.

Vale o mesmo para a escrita.

Utilize corretores de texto ou ferramentas online para ajudá-lo a não enviar e-mails ou redigir documentos com problemas de ortografia e repetição de palavras.

8. Esteja ligado no que acontece no mundo

Já que estamos batendo bastante na tecla da comunicação, não ignore o que acontece na sociedade.

Afinal, você não vai querer ficar perdido no assunto quando as pessoas ao seu redor estiverem falando sobre atualidades, não é mesmo?

Ou, ainda, ficar sem resposta quando alguém perguntar sua opinião sobre determinado assunto.

Então, procure acompanhar as principais notícias diariamente, seja do jeito que for.

Com os meios digitais, não há desculpa para agir diferente.

9. Honre seus compromissos e seja pontual

Sabe aquela conversa de que é charmoso chegar atrasado? Em um encontro romântico pode até ser, mas, no universo corporativo, essa não cola.

Se você quer fazer um bom marketing pessoal, nada de seguir o (mau) exemplo de profissionais que estão quase sempre atrasados ou em cima da hora para compromissos e prazos de entrega.

Há quem faça isso de modo consciente, tentando demonstrar um senso de heroísmo para dar conta de uma rotina incrivelmente atribulada.

É um erro, uma armadilha, uma autossabotagem.

Quer uma dica? Aprenda a gerenciar melhor o seu tempo. De preferência, tente sempre chegar com 10 minutos de antecedência a todo e qualquer compromisso.

Esse cuidado passa uma imagem de pessoa comprometida e interessada.

10. Seja um bom líder

A capacidade de liderar é cada vez mais vista como um diferencial importante.

Ser capaz de inspirar a equipe e se tornar uma referência para ela é também mostrar o seu valor.

Mas essa é uma competência que aparece em várias outras situações, inclusive na forma como você conduz a sua vida pessoal e profissional.

Será que você demonstra ser o líder do próprio desenvolvimento?

Seja no que fala ou nas atitudes, faça jus às expectativas que depositam em você.

Tenha uma postura de liderança.

11. Faça networking

Trabalhar e ampliar a sua rede de relacionamentos é uma dica básica de marketing pessoal.

Afinal, você precisa de parceiros, assim como necessita de seguidores e fãs.

Relacione-se com pessoas de sua área de atuação ou do segmento no qual você atua ou gostaria de atuar.

Participe de eventos como palestras, cursos e seminários.

Troque cartão de visitas.

Mas lembre que networking é uma via de mão dupla, na qual não é só você que sai beneficiado. Também ajude sua rede quando possível e mantenha sempre contato.

É justamente por meio dessas relações que você cria vínculos, conhece pessoas, compartilha interesses comuns e, em última instância, é notado e lembrado.

12. Invista em algo seu

Sabe aquela habilidade que você julga possuir? Que acredita ser melhor do que outras pessoas?

Então, se dedique com mais afinco a ela.

Pode ser algo que pareça irrelevante em um primeiro momento, como aquela apresentação bem construída e visualmente agradável ou a capacidade de organizar ideias.

O importante é não ser mais do mesmo.

Mostre que você não é aquela peça que saiu do forno igual a todos os outros da sua área

Tenha aquele diferencial que fará as pessoas lembrarem de você.

13. Cuide de sua imagem virtual

A internet pode ser usada tanto para o bem, quanto para o mal. Depende de você.

Tenha muita atenção e cuidado – especialmente com as redes sociais.

Sempre mantenha a coerência entre o que é dito e o que se faz na vida profissional e fora dela.

O marketing pessoal está cada vez mais ligado à imagem virtual.

Os recrutadores, líderes e o mercado como um todo estão de olho naquilo que você publica.

Então, pense bem antes de postar. Evite compartilhar fotos ou informações muito pessoais.

Utilize esse espaço para divulgar cursos que você tenha feito ou artigos interessantes de sua área de atuação.

Deixe as mídias sociais falarem bem de você, conferindo mais dicas sobre isso no próximo tópico.

Influência das redes sociais no Marketing Pessoal

Atualmente, é uma prática comum pesquisarmos sobre as pessoas nas redes sociais, seja no Facebook, Twitter, LinkedIn, Instagram, entre outras.

Por isso, não pense que o que você transmite na internet também não influencia no seu marketing pessoal.

Não é preciso deixar de ser você mesmo e passar a uma representação perfeita do funcionário do mês nas redes.

O importante é manter o equilíbrio e agir de maneira sensata.

Talvez seja melhor deixar certos tipos de publicações para os grupos privados do WhatsApp, não é mesmo?

A dica de ouro é seguir perfis de pessoas influentes na sua área e ver como elas se comportam na internet, que tipo de conteúdos compartilham, como elas se mostram, que tipo de imagem publicam.

Se você tem o próprio negócio, faça um benchmarking da concorrência para se espelhar nas melhores práticas.

A informação está acessível, a apenas um clique. Por que não se inspirar para evoluir?

O que não fazer para o seu Marketing Pessoal

Já detalhamos bastante sobre o que fazer para construir um bom marketing pessoal, mas o que é prudente não fazer?

O primeiro ponto é sempre lembrar de não passar por cima de ninguém.

Não use pessoas como meio de alcançar aquilo que você deseja. Persiga a ética acima de tudo.

Conquiste tudo com o seu esforço e a sua dedicação.

Outro cuidado para se tomar é evitar a arrogância. Fuja do foco em si mesmo.

Se você usa muito o “eu” em suas falas, provavelmente está sendo muito autocentrado. Isso não vai ajudá-lo a conquistar a simpatia dos demais.

Por outro lado, não busque a afeição dos colegas a qualquer custo.

Se você tem um bom senso de humor, procure usá-lo com moderação.

Profissionais autônomos e o Marketing Pessoal

Durante todo o artigo, você conferiu dicas de utilização de marketing pessoal bastante voltadas para ambientes corporativos, empresas ditas tradicionais.

Isso quer dizer que profissionais autônomos não podem usar suas habilidades para se vender melhor? Não só podem, como devem.

Mesmo se você tiver um orçamento mais limitado, pode trabalhar o seu marketing pessoal.

Por exemplo, um artista gráfico que trabalha como freelancer pode investir em um portfólio diferenciado, em um formato inovador que o faça ser notado.

Um motorista de aplicativo mobile pode oferecer mais atrativos aos seus passageiros, que vão além de água e balinhas e divulgar tais ações.

As oportunidades são muitas, basta você não perder tempo e começar agora a colocar a mão na massa.

O importante é conhecer detalhes sobre o seu público-alvo para que possa alcançá-lo com a mensagem certa, nos canais onde ele está.

Dicas de livros sobre Marketing Pessoal

Ao acompanhar com atenção este artigo, você está dando um importante passo para investir no seu marketing pessoal.

Mas por que parar por aqui? Boa literatura não falta para se especializar.

Então, confira alguns títulos que vão ajudá-lo no desafio de ser visto e notado no mercado.

Marketing Pessoal, de Dorene Ciletti (Editora Cengage Learning)

Ensina que ter uma carreira de sucesso começa por você.

Para a autora, saber como vender a si mesmo e as suas ideias é a chave para se dar bem nos negócios e em marketing.

Nunca Almoce Sozinho, de Keith Ferrazzi (Editora Actual)

Mostra como o networking ajuda as pessoas a se tornarem bem-sucedidas e dá dicas sobre como melhorar a relação com amigos, familiares e, sobretudo, colegas de trabalho.

Foco, de Daniel Goleman (Editora Objetiva)

Foco, a habilidade que dá nome ao livro, é a chave no desenvolvimento do sucesso e da promoção de si mesmo.

O autor traz dicas a partir da constatação de que a quantidade de informações e possibilidades costuma nos tirar a capacidade de manter o foco.

Conclusão – Deixe o coaching te ajudar no Marketing Pessoal

Não importa quais sejam seus pontos que precisam ser aprimorados, busque sempre ser a melhor versão possível de si mesmo.

Analise seu investimento em marketing pessoal como uma maneira de se destacar e de evoluir profissional e pessoalmente.

Nesse sentido, o coaching pode dar o suporte que estava faltando.

Desenvolvido por meio de metodologias, ferramentas e técnicas que são cientificamente validadas, ele serve como base de apoio para que cada pessoa possa produzir mudanças positivas e sustentáveis, capazes de levar à realização dos tão sonhados objetivos.

É também uma maneira de aprofundar a autoconsciência e maximizar o seu potencial, seja no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.

Esperamos que, com todas as dicas apresentadas, sem se descuidar da atenção necessária, você se sinta preparado para investir na melhoria da sua imagem e alcance seus objetivos.


A SBCoaching é uma das maiores empresas de coaching do mundo. Líder e referência nacional e internacional em treinamentos e soluções de alta performance. Firmemente comprometida em promover a evolução e a maximização do potencial humano, a SBCOACHING gera resultados cientificamente comprovados, contribuindo para produzir mudanças positivas e sustentáveis e para aumentar as conquistas de indivíduos, times e organizações.

Artigo original de: https://www.sbcoaching.com.br/blog/author/sociedade-brasileira-de-coaching/

Categorias: Dicas

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